As varandas têm mudado sua utilidade no decorrer dos últimos anos.
Antigamente, elas eram usadas apenas para um café da manhã ou para leitura. Mas agora, elas estão ampliando ambientes, ganhando equipamentos e sendo palco para reuniões de família.
Não há dúvidas que a utilidade das varandas mudou!
Com isso, ela se tornou mais uma parte da casa onde a decoração é pensada e planejada com carinho.
Mas o que você precisa levar em consideração ao decorar sua varanda? Seguem algumas dicas:
1. Pense em como vai utilizar o ambiente
Definir o que você precisa colocar no ambiente é o primeiro passo.
Talvez você queira sua varanda aberta como uma extensão da sala ou está pensando em utilizá-la como um ambiente de churrasco e bar.
Há ainda varandas voltadas para um ambiente de jardinagem, relaxamento ou espaço para o pet.
Se preferir que ela tenha mais de uma função, certifique-se de que tenha espaço para integrar e aproveitar bem o ambiente.
2.
Escolha um estilo de decoração
Ao definir o estilo certifique-se de que poderá ou não alterar os acabamentos da varanda. Alguns prédios não permitem atualizações no acabamento da varanda para não interferir na fachada do prédio.
Outro ponto a se pensar é na integração com outros cômodos da casa, se a varanda for uma extensão da sala deve ter o mesmo estilo. A decoração deve ser harmônica, evitando o excesso de informações no ambiente.
Não esqueça de criar um estilo que contribua com a funcionalidade do ambiente. Por exemplo: um local de relaxamento pode combinar com uma decoração mais rústica e natural.
3.
Iluminação
Durante o dia as varandas sempre têm iluminação natural, mas o ambiente deve ser funcional também à noite.
Uma iluminação central pode não ser o suficiente para criar um ambiente convidativo à noite, pense em colocar luminárias em locais estratégicos da varanda.
Ainda nesta questão de iluminação, em determinadas áreas mais quentes do Brasil o sol incide nas varandas de uma forma tão intensa que pode ser difícil aproveitá-la durante o dia. Neste caso, pode ser interessante pensar em cortinas para deixar o ambiente mais agradável.
4.
Invista em móveis de qualidade
Este ponto merece um certo capricho, não apenas pelo aspecto visual, mas também porque os móveis ficarão sujeitos a intempéries do tempo.
Móveis de madeira são sempre uma boa opção, investir em decks, bancos e mesas de madeira dão um charme especial e rústico ao ambiente. Mas nada impede que você invista em outros tipos de móveis mais sofisticados, desde que se preocupe com o local e a durabilidade dele.
5.
Preocupe-se com as instalações
Normalmente uma varanda não é cheia de tomadas. Por isso, ao planejar o uso de sua varanda faça uma lista dos eletrodomésticos que vai usar e providencie a instalação de tomadas.
Poderá ser necessário
acrescentar uma adega climatizada para vinhos, uma churrasqueira elétrica ou
tomadas extras para o uso de carregadores de celular, liquidificadores, etc.
6.
Unindo a decoração com o armazenamento
Criar nichos e
prateleiras para guardar os pratos, taças e outros utensílios pode ser uma boa
opção para compor o ambiente.
7.
Paisagismo
Mesmo que o objetivo não seja a utilização da varanda como um jardim, acrescente vasos de plantas em cantos estratégicos e talvez até pendurados. O verde ajuda a dar um ar mais aconchegante ao local.
8.
Facilite a higienização
Pensar na higienização do ambiente ao decorar é bem importante, varandas costumam ser ambientes sujeitos a mais poeira do que o restante da casa.
Há partes do ambiente que molham com as chuvas? É possível lavar o ambiente sem danificar os móveis? Cada ambiente vai definir sua necessidade de acordo com a localização e a funcionalidade.
Pensando nestes pontos antes de decorar sua varanda gourmet você garantirá um ambiente totalmente adaptado às suas necessidades. Agora é só começar a decorar sua varanda para aproveitá-la com a família!
Se está em busca de
uma nova moradia com varanda gourmet, fale comigo pois tenho várias opções que
se adaptarão às suas necessidades.
Comportamento
Crie seu espaço Home Office com 5 passosComportamento
Seu perfil é de casa ou de apartamento? Descubra!