Quando alguém fala em financiamento, logo pensamos em uma pilha de documentos: certidões disso e documentos daquilo.
Mas não se preocupe, nós vamos ‘desfazer esse emaranhado’ e você poderá descobrir que não é tão complexo quanto parece.
Não é à toa que as financeiras precisam de tantos documentos, os valores altos exigem que eles tenham respaldo e garantias jurídicas. Por isso, é importante ter um pouco de paciência para satisfazer as exigências dos bancos.
Será que você está apto a fazer um financiamento? Que documentos são necessários para conseguir um financiamento? Será que o imóvel que escolheu será aprovado?
São mesmo muitas perguntas, mas com auxílio profissional o processo pode transcorrer sem maiores problemas e você verá que não precisa ter medo da burocracia.
Antes de falar um pouco mais sobre os documentos vamos falar sobre os pré-requisitos necessários para solicitar um financiamento.
Quais os requisitos para conseguir um financiamento?
A maioria das pessoas preferiria ter o dinheiro em mãos para não precisar recorrer a um financiamento, mas nem sempre isso é possível. Então, dividir o valor do imóvel em parcelas que caibam no bolso, costuma ser uma ótima opção.
Se você pretende comprar um apartamento (ou casa) recorrendo a um financiamento, você precisará atender inicialmente a alguns requisitos:
• Ter maioridade civil - acima de 18 anos
• Nome ‘limpo’ - ter o nome em listas de Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC, SERASA), pode atrapalhar a aprovação do financiamento.
• Comprovação de renda - se você trabalha com carteira assinada, é autônomo ou tem outro tipo de renda, essas informações serão a base de cálculo para a aprovação do valor a ser liberado e para as parcelas.
Agora que você viu o que é necessário para um financiamento, vamos falar dos documentos necessários.
Documentos necessários para financiar
Importante salientar que cada instituição financeira tem suas próprias exigências e listas de documentos necessários para aprovação do crédito. Por isso solicite a lista da instituição financeira que você escolher.
Vamos abordar os documentos que são comumente solicitados pela maioria das instituições:
1 - Identidade
Dentre os documentos de comprovação de identidade, poderá ser solicitado RG, CPF e Carteira de Habilitação (CNH). A CNH não é obrigatória, mas ao apresentar, certifique-se de que ela não esteja vencida.
Para pessoa jurídica, terá outras exigências para identificar a empresa, como contrato social e CNPJ. Além disso, os bancos costumam pedir os documentos pessoais de identidade dos sócios da empresa.
2 – Comprovantes de endereço
O comprovante deve ser dos últimos três meses, mas isso varia para alguns bancos. De preferência, o comprovante deve estar no mesmo nome da pessoa que vai financiar.
3 – Comprovantes de rendimentos
Estes também devem ser atualizados. As exigências variam um pouco conforme as instituições, mas no geral é possível comprovar o rendimento da seguinte forma:
• Trabalhadores assalariados devem apresentar o holerite.
• Empresários devem apresentar o pró-labore.
• Profissionais autônomos podem solicitar a um contador que emita um DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Outros documentos que podem ser aceitos são extratos bancários e contratos de prestações de serviço.
Note que a última Declaração de Imposto de Renda costuma ser solicitada em todos os casos. Além disso, caso esteja quitando algum financiamento, é importante trazer os documentos que comprovem quantas parcelas foram pagas e quantas ainda faltam.
4- Comprovante de estado civil
Solteiros ou casados devem apresentar a certidão de nascimento, ou a certidão de casamento, respectivamente. Você deverá anexar também os documentos de identificação do seu cônjuge (RG, CPF ou a CNH).
5 – Certidão conjunta de débitos de tributos federais
Essa certidão irá comprovar se você ou sua empresa está em dia com o pagamento de tributos federais. Ela poderá ser emitida no site da Receita Federal.
Pessoas Jurídicas também deverão apresentar um Certificado de Regularidade do FGTS.
Entre os documentos necessários estão também aqueles que dependerão em parte de que tipo de financiamento você escolherá para quitar o imóvel.
6 - Conforme o tipo de financiamento
Há vários tipos de financiamento e dependendo da forma escolhida, poderá haver exigências diferenciadas na documentação.
Os financiamentos mais comuns são o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), garantido pelo FGTS, e o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Além dos documentos convencionais, estes tipos de financiamento também podem exigir:
• Cópia da carteira profissional
• Extrato atualizado do FGTS.
Outros tipos de financiamento são o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), o financiamento direto com a construtora e pelo Programa Casa Verde e Amarela. Cada um deles terá sua própria exigência documental, por isso é importante solicitar a lista de documentos para a financeira escolhida.
7 - Documentos do imóvel
Para saber se o imóvel pode ou não ser financiado e se está regularizado são necessários alguns documentos, como:
• IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
• Certidão Negativa do IPTU
• Matrícula do Imóvel.
• Documentos do proprietário do imóvel (RG, CPF, certidão de estado civil e certidão conjunta de débitos relativos aos tributos federais). Se o imóvel pertencer a uma pessoa jurídica, provavelmente serão exigidos mais documentos.
Se você ficou cansado só de ver a lista de documentos que são solicitados, respire fundo! Ter um corretor imobiliário ao seu lado irá facilitar muito a sua jornada.
Me procure para fazermos o melhor financiamento para você realizar o seu sonho!