Decidiu dar aquela repaginada na casa, mas está em dúvida se usa papel de parede ou faz pintura? Ambas podem trazer um charme especial ao ambiente, mas vai depender da personalidade de cada morador.
O site Globo revelou que a cantora da dupla Simone e Simária decidiu apostar no papel de parede para decorar sua mansão. No caso da artista, ela decidiu comprar um papel Versace que é de grife. Mas fique tranquilo, há opções que cabem no seu orçamento.
Quer decidir se o papel de parede ou a pintura irão te satisfazer? Vamos analisar isso juntos!
Bom, sabendo que as duas finalizações podem trazer um glamour ao ambiente, há elementos que podemos considerar no momento da reforma, veja:
Embora a pintura possa parecer mais barata, ela pode precisar de rolos, espátulas, seladora e até mão de obra especializada.
Isso não acontece com o papel de parede, pois alguns são autoadesivos e facilmente aplicáveis.
Além disso, caso a sua parede tenha alguma deterioração ou rachadura, o papel cobre. Já no caso da tinta, a área precisa ser restaurada primeiro.
Em relação à tinta, o papel de parede tem uma duração muito maior, podendo chegar a 15 anos! Já a pintura, com muito custo, chega a três anos, o prazo diminui em casa com crianças.
Sem falar daquelas manchas em tintas claras de difícil remoção, enquanto um pano úmido facilmente limpa o papel (que, na verdade, tem uma finalização em vinil).
Já no caso da reaplicação, dá para fazer de maneira simples com o papel de parede, é só retirar e colar outro. No caso da pintura, a parede precisará ser lixada e preparada novamente.
Vale lembrar que é preciso levar em consideração o ambiente que você quer reformar. Se for um banheiro ou uma cozinha, o papel de parede não é indicado.
Claro que nestes cômodos o melhor é aplicar azulejos e cerâmica. O mesmo vale para ambientes externos que recebem luz do sol e chuva, nesse caso uma tinta impermeável pode ser mais indicada.
Como já discutimos, a aplicação do papel de parede é muito simples, hoje em dia nem cola eles usam mais, basta retirar o adesivo do verso e afixar.
Já a tinta demanda diversos processos de preparação e pode manchar móveis e o piso. Ou seja, é um trabalho mais detalhado.
Quanto à criatividade implementada, o papel tem muito mais itens à sua disposição. Desde desenhos, figuras, listras e temas próprios poderão ser usados.
A pintura também pode explorar diversos aspectos, mas demanda mais destreza, enquanto muitas empresas permitem que você envie seu desenho e obtenha a versão personalizada de seu papel de parede para sua casa.
Gostou de saber disso? Então veja alguns imóveis que separei para você e que só precisam do seu toque para ficarem com a sua cara.