As plantas tornam um ambiente bem mais bonito e aconchegante. Quando alguém planeja uma casa nova, também gosta de planejar locais para colocar plantas. 

Ter um belo jardim em casa não serve apenas para decorar, existem razões sólidas para se iniciar um jardim em casa. Há benefícios físicos e emocionais que são garantidos com o cultivo de um jardim. A natureza desperta sensações de paz e alegria que contribuem para o bem-estar. 

Entretanto, não é tão simples iniciar esse planejamento, envolve pesquisa para colocar as espécies de plantas certas no local certo. 

Se você nunca teve oportunidade de criar um jardim para sua casa, essa é a sua oportunidade. 

Veremos agora algumas dicas de como começar esse projeto e maneiras de cuidar desse novo ambiente:

 

1)    Planeje o espaço 

O primeiro ponto a ser planejado é o local em que ficará seu jardim, pois ele ditará quais espécies se adaptarão melhor e qual o tamanho dele. 

Jardins pequenos (varandas, áreas de serviço, etc.) podem ter decks de madeira com vasos que trazem beleza para o ambiente. 

Agora se o espaço for maior, você poderá planejar canteiros, gramados e escolher variações maiores de plantas.

 

2)    Cultive as plantas corretas 

Agora que você sabe o tamanho do espaço, pode decidir quais plantas você irá cultivar. 

Escolha plantas que sejam comuns na sua região, isso irá facilitar esse começo do jardim e também pode ajudar na economia. Plantas como as suculentas e os cactos são lindas e fáceis de cuidar, além de trazer personalidade para o ambiente. 

É sempre bom lembrar que essas plantas precisam de espaço, então escolha recipientes compatíveis para elas se desenvolverem bem.

 

3)    Encontre a melhor luz solar do seu jardim 

Observar a incidência da luz do sol é um fator-chave para se ter um jardim perfeito, afinal, cada espécie de plantas reage diferente à luz do sol e isso é essencial para ficarem bonitas e se desenvolverem bem. 

Por isso, saiba escolher a melhor localização do jardim no seu quintal para ele poder receber a luz do sol de forma equilibrada.

 

4)    Prepare o local 

Algo que é fundamental dar atenção é o solo onde as plantas serão plantadas. Seja num canteiro ou em um vaso, invista em uma terra nova, afofada e fértil. 

Essa preparação vai servir para um bom crescimento das plantas principalmente se você estiver cultivando rosas ou plantas mais delicadas.

 

5)    Seja criativo na decoração

Para que o seu jardim fique mais bonito é importante você ser criativo na decoração. Por exemplo, dê atenção na escolha de vasos, e objetos de madeira. 

Se preferir um tom mais caseiro, pode apostar no uso de caixotes, cachepôs e até mesmo canecas para objetos decorativos. Use sua imaginação para criar um ambiente que fique com o seu estilo.

 

6)    Ilumine o seu jardim 

Prepare seu jardim para usá-lo também à noite. Você pode criar um ambiente aconchegante para convidar os amigos, ou para relaxar também a noitinha. 

Coloque uma iluminação que seja condizente com o ambiente, mais aconchegante. Deixe espaço para colocar bancos e cadeiras que sejam próprios para ambientes externos. 

Algumas lâmpadas estratégicas e coloridas podem ser espalhadas para iluminar os cantos e destacar a beleza do seu jardim.

 

      7)  Reutilize a água da chuva

 

Uma última dica para o seu jardim ser um sucesso é você fazer isso de modo consciente no aproveitamento de água. 

Já existem sistemas prontos para o aproveitamento que valem o investimento, pois proporcionam maior economia no uso da água, além de ajudar o meio ambiente. 

Caso não queira investir em um sistema como esse, você também pode criar sistemas caseiros para coleta de água da chuva ou reaproveitar a água utilizada na higienização de alimentos. 

É tão emocionante montar uma casa nova! E planejar um jardim para ela será um desafio bem prazeroso.

Esperamos que essas dicas o ajudem a começar o seu próprio jardim em casa, para que o seu novo lar se torne um lugar mais agradável e aconchegante. 

Fale comigo e encontraremos o local ideal para seu novo jardim/horta!


Lagoa Código 2288

Garden no Jardim Botânico

  • 1 banheiro

Ipanema Código 1108

REDENTOR 112

  • 3-4 quartos
  • 6 banheiros
  • 2 vagas
  • 195-196 m2

Barra da Tijuca Código 2268

Península 4 quartos na melhor rua

  • 2 banheiros
  • 2 vagas
  • 134 m2